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PROJECTO ESPECIAL
CENTROS DE INTERCÂMBIO TEATRAL DE S. TOMÉ E BISSAU
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A criação de instituições regulares para o intercâmbio teatral em cada país da CPLP é um desiderato assinalado desde 1999 pelos encontros mais representativos que a Cena Lusófona tem organizado. O documento final do fórum da 4ª Estação (Coimbra, Novembro, 1999) aconselhava “a criação de Centros (...) que concretizem projectos e programações de cariz intercomunitário no respeito absoluto pelos valores culturais próprios a cada parcela comunitária. Tais Centros, que fariam do exercício teatral prático o seu modo de vida, seriam lugares de aprendizagem e criação teatral simultaneamente”.
De pequena envergadura e formas diferenciadas de acordo com as condições concretas reunidas em cada cidade, estes Centros são estruturas que respondem, localmente, a muitas das carências existentes e correspondem a um movimento de estruturação da rede informal que se foi constituindo desde o início do projecto.
Com a constituição dos CIT’s, as actividades formativas, sempre reclamadas como prioridade pelos agentes e governos de cada país, poderão conhecer nos próximos anos um significativo acréscimo e maior regularidade.
Para além desta prioridade, a criação dos Centros favorece o acolhimento de grupos deslocados dos outros países e a organização local das várias iniciativas de encontro e reflexão. Uma das carências que temos verificado no desenrolar das diversas actividades que a Cena tem feito nos vários países da CPLP é a falta de estruturas locais capazes de acolher e organizar a realização de eventos teatrais. Os CIT’s, ao constituírem-se como estruturas locais permanentes, dotados de materiais técnicos e recursos humanos capazes de dar resposta às solicitações normais de um espectáculo de teatro, tornam-se não só uma mais--valia para os países onde estão implementados, como também para o interior desta rede, facilitando e operacionalizando a circulação intercomunitária de grupos e formadores.
A constituição de bibliotecas fundamentais de teatro é também um objectivo dos Centros de Intercâmbio. Com um acervo mínimo já constituído nos CIT’s de Bissau e S. Tomé, as colecções encontram-se catalogadas e indexadas segundo as regras biblioteconómicas. Esse trabalho é resultado prático de formação especializada no terreno a agentes locais que assumiram a gestão continuada das bibliotecas em cada um dos países.
O mesmo se passa no domínio técnico onde a cedência de um pacote básico de material de iluminação foi acompanhada de uma primeira fase de formação especializada. A capacitação dos agentes locais nos vários domínios das artes do espectáculo tem sido a prioridade desde o seu lançamento no início de 2003.
O projecto de criação dos CIT’s resulta de uma necessária conjugação de vontades entre instituições governamentais, ONG’s, agentes teatrais locais e a própria Cena Lusófona, num regime de co-gestão que aponta para a autonomia progressiva.
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