apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003

VI Estação da Cena Lusófona
Centros de Intercâmbio Teatral

CIT Bissau

CIT S. Tomé

Criação Artística
Formação
3º Estágio Internacional de Actores
Centro de Documentação e Informação
Edições

 
revista setepalcos
Um olhar sobre o Teatro Galego e a sua relação com o restante mundo lusófono é o mote do n.º 4 da revista Setepalcos, dedicado ao Teatro Galego.
A edição deste número contou com o apoio do IGAEM - Instituto Galego das Artes Escénicas e Musicais.
Coordenado por duas professoras galegas da Universidade de Santiago de Compostela, Dolores Vilavedra e Inmaculada Lopez Silva, este número da revista da Cena Lusófona dá a conhecer não só a história do teatro na Galiza, como também alguns dos seus principais protagonistas, instituições, tendências, antevendo um pouco qual será o futuro da arte dramática falada e escrita em galego.
Com pouco mais de 20 anos de autonomia, a Região Autónoma da Galiza e a sua língua galega recuperam ainda de décadas de isolamento, começando a romper com certos estigmas e emancipando-se como região europeia bilingue, de história e cultura próprias. Parte dessa memória confunde-se com a própria história de Portugal e com o restante espaço lusófono, facto esquecido e desvalorizado durante séculos.
Hoje as circunstâncias são outras, a língua galega renasce e as instituições galegas mostram-se interessadas em colaborar em projectos comuns e alargar os circuitos de passagem dos vários projectos culturais à Galiza.
Esta edição da revista Setepalcos é mais um marco nesse processo e constitui em si mesma um cartão de visita do teatro daquela região autónoma para toda esta grande comunidade.


   

 

 

Início