apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999
2000
2001
2002
2003

VI Estação da Cena Lusófona
Centros de Intercâmbio Teatral

CIT Bissau

CIT S. Tomé

Criação Artística
Formação
3º Estágio Internacional de Actores
Centro de Documentação e Informação
Edições

 
contadores de histórias . lena wild . cândido pazó . quico cadaval
“O mito de criação do mundo, segundo os Dessana, traz até aos nossos dias uma história fantástica, de seres fantásticos que, no entanto, se criam a si mesmos de coisas simples: como enfeites, cuias,...
O mundo surgiu de uma mulher que brotou de si mesma. Com seu pensamento gerou a terra. Com seu poder, mascou o ipadu e fez dele gente, mas não gente comum como nós, eram homens eternos, as montanhas do mundo.
Gerou da fumaça de seu cigarro mágico um ser, cujo poder era tão grande, que com seu bastão mágico fez nascer o sol e transformou enfeites na futura humanidade.
É uma saga dos seres da floresta amazónica.”
Lena Wild

Nas palavras de Cândido Pazó, ele e Quico pertencem “a esse tipo de pessoas que transformam toda a sua bagagem em histórias...”. Para Quico aquilo que eles criam é, sobretudo, a ilusão de que estão incluídos na história que vão contar, ou que nela está o seu mundo físico e temporal.
“Eu e o Cândido praticamos uma estética da naturalidade, chegando mesmo a transmitir a impressão de que acabámos de inventar uma coisa qualquer. Insiste-se muito na memória e não nessa concretização instantânea da memória que é a oratória.” (Quico Cadaval)

 


Oficina Municipal de Teatro, 12 de Dezembro, 15h00
   

 

 

Início