apresentaçãomemóriaagendacentro de documentação e informaçãodestaqueediçõesconexões

1997
1998
1999

Circuito Teatral Lusófono
Agitada Gang
Como Nasce um Cabra da Peste
Digressão
Sapateira Prodigiosa
Cloun Creolus Dei
Participação do Teatro Meridional no Mindelact'99
Os Velhos não devem namorar

Estação Cena Lusófona
Cloun Creolus Dei
Aula-espectáculo Sol a Pino - António Nóbrega
Flor de Obsessão
Pranto de Maria Parda
Saga Press
A Sapateira Prodigiosa
O embondeiro que sonhava pássaros
Danças de Câncer
Sons da Lusofonia
Antígona

Forum
ciclo de leituras de textos dramáticos lusófonos [S. Paulo, Brasil]
Exposição: Angola a Preto e Branco

Projecto Especial
Viagem ao Centro do Círculo
Oficina de Salvador da Bahia
Oficina de Maputo
Oficina de Luanda
Oficina de Mindelo
Oficina de São Paulo
Oficina de Braga

2000




A Sapateira Prodigiosa

A Sapateira Prodigiosa teve, em termos de "entidade produtora", um formato singular na realidade teatral de Moçambique: um Colectivo de Actores Independentes foi o molde escolhido para realizar este espectáculo e poder congregar um conjunto de actores das mais variadas origens no panorama teatral de Maputo. Um conjunto de actores independentes, como Ana Magaia, ou participantes de grupos de Maputo (em especial Casa Velha e Produções Olá), reuniram-se de forma autónoma para produzir um espectáculo. O encontro com José Mora Ramos, encenador do espectáculo, e a vontade de trabalhar um autor como Lorca fizeram o resto. A Casa Velha serviu de base logística e organizativa. A Cooperação espanhola acarinhou o projecto que contou ainda com o apoio muito específico da Cena Lusófona - traduzido na concretização dos estágios da actriz Jossefina Massango e da cenógrafa Sara Machado da Graça, que acabaram por ter papel determinante no espectáculo.
Depois de ter estreado, em Fevereiro de 99, no Teatro Mapico, permaneceram em cartaz em Maputo durante dois meses, apresentando-se posteriormente em Portugal, nas cidades de Coimbra, Évora e Braga no âmbito da Estação da Cena Lusófona.
« "A Sapateira encarna de uma maneira simples, directa, acessível a todos, a grande desconformidade da alma humana face à realidade que a cerca." É este carácter universal da peça e das suas personagens, a sua linguagem muito simples, directa, mas simultaneamente forte, sanguínea, a sua estrutura de quase romance popular - esses pequenos textos de extraordinária intensidade dramática, vertiginosos, compactos, como que reduzidos ao estritamente necessário para contar a estória, e que sempre me fascinaram - que conferem à Sapateira de Federico as características ideais para a sua produção em Maputo. Alguns outros aspectos, também relevantes, se entrosaram e devem ser referidos: 1998 foi o ano do centenário do nascimento de Federico Garcia Lorca, tendo o poeta e dramaturgo espanhol sido celebrado um pouco por todo o mundo, particularmente na Europa e América Latina [...]»
José Mora Ramos

FICHA TÉCNICA
"A Sapateira Prodigiosa"
de Federico García Lorca
Elenco
Jossefina Massango, Mário Mabjaia, Ana Magaia, Francília Jonaze, Sandra Chartony, Gildo Timóteo, Eusébio Daniel, Eugénio Macuacua, Luís Soeiro, Isaías de Sousa
Tradução e Encenação
José Mora Ramos
Cenografia
Sara Machado da Graça
Figurinos
Maria Manuel e Sara Machado da Graça
Apoio coreográfico e musical
Mário Mabjaia
Telão
António Sopa
Grafismos
João Machado da Graça
Bonecos
Crisóstomo Zefanias
Iluminação
Elias Macuvela
Quito A. Tembe
Carpinteiro de cena
José Sitoe


Início