A Orquestra Clássica do Centro (OCC), sediada em Coimbra, Portugal, está a realizar uma digressão a Cabo Verde que inclui concertos com músicos locais e concertos pedagógicos, no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Morna.
Segundo noticia o jornal A Nação, o programa da digressão, que termina a 8 de Dezembro, inclui oficinas e a apresentação do livro “A orquestra na baleia”, de Mário João Alves (texto) e Dina Sachse (ilustração), editado pela OCC.
Segundo a nota distribuída à comunicação social, a Orquestra desloca a Cabo Verde, “designadamente às ilhas do Maio e de Santiago, um ensemble de cordas e o solista e autor Mário João Alves, numa parceria com o Ministério da Cultura de Cabo Verde, a vereação da Cultura da Ilha do Maio e a Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago”.
A OCC relembra os “projectos em parceria com Cabo Verde” que tem vindo a desenvolver, incluindo o protocolo com o Centro de Estudos da Morna, para “divulgação deste género musical como património cultural da lusofonia”, no âmbito do qual gravou o CD ‘Viagens no imaginário da morna’, com obras do compositor Vasco Martins, e editou um livro sobre Cesária Évora, de Vasco Martins e Tchalé Figueira.